• quinta, 18 de julho de 2024
  • Céu limpo - Atualizado: 01:30 - 18/07/2024 19°
www.feedis.com.br

4ª Conbrasul anuncia programação

Evento de gala da avicultura brasileira vai reunir lideranças do setor de 18 a 20 de junho em Gramado, RS

O atual panorama sanitário da avicultura mundial, medidas de biosseguridade, desafios da economia global, sustentabilidade na produção de ovos, mercado de carbono, bem-estar das aves, mercado de rações, promoção do consumo de ovos e os principais desafios e oportunidades da economia e dos mercados interno e externo de ovos estão entre os temas que serão debatidos na 4ª Conbrasul (Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos), que vai ser realizada de 18 a 20 de junho em Gramado, no Rio Grande do Sul.


A comissão organizadora do encontro anunciou nesta manhã a programação preliminar desta edição, que terá alguns dos mais renomados pesquisadores e empresários do segmento. O objetivo é promover um debate amplo sobre os assuntos que mais preocupam o produtor nos dias atuais, além de traçar as principais tendências da produção, industrialização e comercialização de ovos do futuro, disse o presidente Executivo da Asgav e realizador do encontro, José Eduardo dos Santos. “Inovações, novas tecnologias, técnicas para melhorias na produção animal e cenários globais estarão entre os debates”.


ProgramaçãoA programação técnica da 4ª Conbrasul vai ser aberta com um módulo técnico, o Conbrasil Tec Ovos, no domingo, dia 18, a partir das 13h30. O Painel O mundo enfrenta enfermidades terá a participação de um representante da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) com uma apresentação sobre “Panorama da Influenza Aviária no mundo X Biosseguridade na avicultura brasileira”.


Em seguida, o presidente da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, vai debater os “Avanços na pesquisa como fator vital para fortalecer a sanidade animal”. Logo depois, o responsável pela área Técnica da Naturovos, Flávio Renato da Silva, vai abordar “A produção de ovos x Prevenção e medidas de Biosseguridade”. Na sequência, o Painel Nutrindo aves, alimentando o mundo vai começar discutindo “Modulação do microbioma em galinhas poedeiras sob o uso de fibra” com o representante da DSM, Fernando Cisneros.


O pesquisador da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Antônio Bertechini, vai apresentar “Atualizações sobre cálcio e fósforo para poedeiras comerciais”. Logo depois, o consultor da Mercoaves e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sérgio Vieira, vai abordar o “Custo nutricional da inflamação e da imunidade em tempos de desafios sanitários”.


O Painel Saúde das aves, saúde das pessoas será aberto às 16h55 com um debate sobre “Quais avanços e alternativas efetivas na substituição de antimicrobianos?”. Em seguida, o tema “Proteção ponta a ponta contra enfermidades respiratórias” será destacado pelo representante da MSD André Luiz Della Volpe com a mediação da coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola - SEAPI/PESA/RS, Ananda Paula Kowaski. A partir das 19h30 haverá uma cerimônia e coquetel de abertura no Gatzz Dinner Show, em Gramado.


O Painel Economia, Meio Ambiente e Sustentabilidade vai ser aberto pelo analista Econômico do Rabobank Brasil, Wagner Yanaguizawa, na segunda-feira, dia 19, 8h45, com um debate sobre “Os rumos da economia mundial com os desafios globais da atualidade”. O debate segue com “Atualizações sobre o Mercado de Carbono e as Alternativas do Setor de Produção de alimentos para neutralizar emissão de CO2” será com a representante da Moss Hearth, Fernanda Castilho. O tema “Bem-Estar Animal como estratégia de promoção de sustentabilidade” será abordado pelo representante da MSD Saúde Animal, Felipe Antônio Dalla Costa.


O Painel Mercado de Rações (Grãos) será aberto com uma discussão sobre a “Produção brasileira de grãos e mercado para produção de proteína animal (carnes e ovos)” com o diretor de Suprimentos e Logística da Seara e coordenador de Grãos da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Arene Trevisan. Logo depois, o pesquisador da Embrapa Passo Fundo, RS, Jorge Lemanski, vai debater “Cereais de Inverno na composição da ração animal”.


No período da tarde, os debates seguem com o Painel Promoção, Marketing e Cases, que vai começar às 14h15 com o tema “Incentivando o consumo de ovos na atualidade do Pós-pandemia e em tempos de Influenza Aviária no mundo” com o representante da Fenavi, da Colômbia, Gonzalo Moreno. Na sequência, a apresentação será sobre “Os egg points no mercado fast food: Case Eggies”, com o representante do Restaurante Eggies Poa, Diego Vezaro.

A programação segue com o Presidente Executivo da O.A.RS (Asgav/Sipargs), José Eduardo dos Santos, que vai destacar “10 anos do Programa Ovos RS: Valorização e Apoio à Industria e Produção de Ovos”. Logo depois, haverá a palestra show Case Especial “Se o mundo mudou... Bem Na minha Vez!  O que faço agora?”, com o professor Dado Schneider. Em seguida, o presidente do Instituto Ovos Brasil (IOB), Edival Veras, vai destacar “Instituto Ovos Brasil: 15 anos de atividades no Brasil”.A partir das 17h10 haverá um ato de filiação Asgav/Programa Ovos RS ao Instituto Ovos Brasil. A partir das 18h haverá um coquetel especial na área externa da piscina do Wish Serrano, o hotel onde será realizado o evento.Na terça-feira, dia 20, a programação começa às 9h com a Sessão Mercados: Cenários para mercados interno e externo. Nela haverá o Painel “Evolução da Indústria e Produção de Ovos no Brasil e no mundo” com o diretor de Mercados da ABPA, Luis Rua, que vai debater “Um panorama da produção e mercados para a Indústria e Produção de Ovos Brasileira e mundial”. Em seguida, o tema “Análise, desafios e perspectivas na visão das lideranças empresariais do Egg Business Brasil” será discutido por três lideranças do segmento, como o diretor da Granja Faria, Ricardo Faria, o CEO do Grupo Mantiqueira, Márcio Utsch e o diretor da Naturovos, Anderson Herbert.


Logo depois, os “Fatores de impacto nas tendências da avicultura de postura” serão destacados pelo representante da Hendrix Genetics /Mercoaves, Marco Aurélio de Almeida. E o tema “Mercado de ovos no Brasil e na América Latina: Desafios e oportunidades pós-Influenza Aviária” será debatido pela Gerente de Inteligência de Mercado da DSM nas Américas, Stephanie Hajaj.


A partir das 14h está programada a Sessão Especial Tarde Egg Magna, que será aberta pelo presidente Executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, com a palestra “Avicultura Brasileira no contexto mundial e os impactos mercadológicos das adversidades globais”. Em seguida, o adido Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e representante Permanente Suplente do Brasil junto à FAO, em Roma, na Itália, Leonardo Werlang Isolan, vai debater “A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e a estratégia de transformação sistemas alimentares”.


A programação técnica será encerrada pelo presidente e CEO da United Egg Producers, Chad Gregory, com uma discussão sobre a “Influenza Aviária nos Estados Unidos: Impactos, medidas e estratégias de enfrentamento”. Esta programação é preliminar e está sujeita a pequenas alterações. A partir das 19h30 o jantar de encerramento vai ser realizado com o tema Uma noite na Espanha no Hotel Ritta Höppner.


Sobre o Evento Promovido por Asgav, a Associação Gaúcha de Avicultura, o encontro acontece a cada dois anos em Gramado, na serra gaúcha, e reúne decisores da avicultura do Brasil e do exterior. Em sua quarta edição, o evento vem se consagrando pelo networking que proporciona, e registra crescimento de público e de apoio a cada edição. Outras informações podem ser encontradas no site www.conbrasul.ovosrs.com.br e na página instagram.com/conbrasul_ovosrs. Os telefones de contato são (51) 3228.8844, WhatsApp (51) 98600.9684 e o e-mail é conbrasul@ovosrs.com.br.


Biosseguridade do Evento
A coordenação do evento anuncia ainda a adoção de orientações e procedimentos relativos a biosseguridade e cuidados com possíveis visitantes e palestrantes vindos do exterior.

“O objetivo é realizar um evento seguro. Teremos em nossa programação uma série de debates e medidas que visam proteger o maior patrimônio da avicultura brasileira, que é o nosso status sanitário privilegiado, livre das principais enfermidades e que é o passaporte do frango brasileiro para mais de 165 países”, destacou Eduardo Santos.

Ele lembra que a conferência será realizada em Gramado, na serra gaúcha, portanto, distante da região de produção avícola, além de ocorrer no mês de junho, fora do período de migração de aves para o hemisfério sul”.

Serviço:4ª Conbrasul (Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos)Data: 18 a 20 de junho de 2023Local: Wish Serrano, Gramado, RS Informações: www.conbrasul.ovosrs.com.br e instagram.com/conbrasul_ovosrsTelefones: (51) 3228.8844 ou (51) 98600.9684E-mail: conbrasul@ovosrs.com.br

Fonte: AI

Publicidade