• quinta, 18 de julho de 2024
  • Céu limpo - Atualizado: 01:30 - 18/07/2024 19°
www.feedis.com.br

Ambiência para aves, nutrição de precisão e controle de micotoxinas são os temas da Trouw Nutrition no Pec Nordeste 2024

 A Trouw Nutrition, uma das líderes globais em nutrição animal, fará a palestra “Ambiência e Produtividade em Aves de Postura”, no dia 6 de junho, na programação do Pec Nordeste 2024. O responsável é o gerente técnico Francisco Valdy Bedê. O Pec Nordeste será realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, nos dias 6 a 8 de junho, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC). A Trouw Nutrition estará no estande da Bioagro.

O sucesso da avicultura de postura vai além de assegurar a qualidade e a segurança dos ovos. É necessário produzir com boa ambiência, mantendo o alojamento das aves em condições climáticas adequadas e garantindo a biosseguridade. “Em uma granja de postura, a ambiência representa oferecer às aves boa iluminação e ventilação, além de estar atento à densidade adequada tanto do espaço físico das gaiolas quanto da área de comedouro, de acordo com cada fase de criação. Importante também tratar do controle das condições ambientais, como temperatura e umidade, para proporcionar um ambiente confortável, essencial para explorar o potencial produtivo e promover a saúde das aves”, detalha Valdy.

O especialista explica que “a biosseguridade envolve o conjunto de práticas e medidas preventivas destinadas à proteção das aves contra doenças e agentes patogênicos. O programa de nutrição deve ser ajustado tanto à idade cronológica quanto ao desenvolvimento produtivo da ave, sendo um fator decisivo nas fases de cria, recria e produção, reduzindo os custos de criação. Um programa de biosseguridade completo envolve diversas ações em vários setores, como higienização, vacinação, medicação, erradicação e controle de doenças, além do monitoramento criterioso do programa, visando minimizar os riscos”.

Presente no estande da Bioagro, a Trouw Nutrition levará ao Pec Nordeste a nova linha de adsorventes Toxo®, para realizar o controle de micotoxinas. “A linha é composta por argilas de esmectita altamente purificadas, eficazes para redução da biodisponibilidade de micotoxinas. Para micotoxinas mais difíceis de adsorver a linha Toxo conta com tecnologias para reforçar a barreira intestinal e modular a resposta imune. Dessa forma, fornecemos uma solução completa para um amplo espectro de micotoxinas, através da combinação de três princípios projetados para suportar o bem-estar e o desempenho dos animais”, explica Adonai Siqueira, consultor técnico-comercial da Trouw Nutrition.

A Trouw também contribui para a nutrição de precisão dos produtores rurais com serviços e suporte técnico customizados. Uma ferramenta importante é NutriOpt On-site Adviser (NOA) – aparelho portátil que analisa rapidamente matérias-primas e rações. A tecnologia NOA fornece dados de forma instantânea. “Com facilidade de uso e portabilidade, o equipamento pode ser levado aos locais de recebimento das matérias-primas, seja na granja ou na fábrica de ração, antes que decisões importantes sejam tomadas. O NOA pode evitar perdas econômicas e de produtividade consideráveis”, finaliza Adonai.

Publicidade