• tera, 23 de abril de 2024
  • Sol - Atualizado: 21:00 - 23/04/2024 29°
www.feedis.com.br

Assistência completa aos cavalos atletas garante saúde, bem-estar e conforto nas competições 

Os protagonistas das competições equestres são os cavalos e eles precisam de cuidados especiais com a saúde para alcançar um bom desempenho nas provas, que preenchem suas agendas durante todo o ano, como o Turfe, Três Tambores, Vaquejada, Salto, entre outras. A assistência técnica oferecida por profissionais especializados é de suma importância para a recuperação física dos cavalos nos períodos pré-prova, durante e no pós-prova. 

"As ações de bem-estar nesse período dão melhores condições de atuação para estes animais, já que os equinos fazem grande esforço para atingir bons resultados desportivos. Ter um laboratório como a Vetnil que incentiva e apoia entidades organizadoras exemplificam a necessidade de relações humanizadas e por parcerias que compartilham os mesmos valores", destaca Maria Amélia Salviano, coordenadora de marketing equinos da Vetnil – uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil.  

"A entrada dos equinos nos recintos onde ocorrem as provas marca o início dos zelos. As baias, fundamentais para o alojamento dos cavalos, são especialmente projetadas com lonas para evitar acidentes, garantindo segurança. São disponibilizadas camas (geralmente de serragem ou maravalha), permitindo maior conforto aos animais durante o tempo que estarão no recinto da prova. Conscientes do estresse natural causado pela viagem e pelo ambiente, por vezes desconhecido, é realizada uma higienização prévia das baias e após a saída de cada cavalo, preparando o espaço para a chegada do próximo", explica Dr. Orlando Filho, médico veterinário consultor em Equideocultura e Agronegócios pela EquiAgro. Orlando também é consultor de bem-estar e sustentabilidade da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM).  

"Recentemente, temos visto uma grande conscientização dos proprietários em relação ao conforto térmico de seus animais. Em locais muito quentes, implementam sombrites e até mesmo ventiladores nas baias para assegurar bem-estar aos cavalos", acrescenta Orlando. 

A alimentação é outro fator crucial. "A refeição tem de ser balanceada e de qualidade para evitar problemas gastrointestinais, como cólicas. O indicado é dosar a quantidade ofertada de rações concentradas. A dieta baseada em feno, alfafa e muita água é eficaz e evita a desidratação", informa Reinaldo de Campos, médico-veterinário oficial dos eventos realizados pela ABQM e proprietário da clínica Equine Center, situada no Jockey Club de São Paulo. 

Para Reinaldo, o deslocamento seguro do animal até o evento é essencial para evitar o estresse. Além disso, a manutenção de sua integridade física no transporte é imprescindível. Porém, ele recomenda: caso aconteça algum imprevisto, é preciso fazer o atendimento imediato de eventuais contusões, como limpeza de ferimentos e uso de antimicrobiano tópico, quando necessário. 

Os médicos-veterinários desempenham papel essencial no momento da avaliação geral, recebendo os animais-atletas para exames físicos, aferindo sinais vitais como temperatura corpórea, frequência cardíaca, respiratória e auscultação abdominal, com intuito de assegurar a saúde dos cavalos antes de iniciar os trabalhos. Os animais precisam estar 100% sadios para participar dos eventos. Além disso, também são analisados os documentos obrigatórios, como exames de mormo e anemia infecciosa equina, vacinação e Guia de Trânsito Animal (GTA). Para eventuais problemas, a grande maioria dos eventos contam com atendimento veterinário para os animais, seja ele em clínicas particulares ou plantões oferecidos pelas organizações.  

Sobre a Vetnil       

A Vetnil é uma empresa brasileira idealizada pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, em 1994, na cidade de Louveira (SP). Nasceu com a intenção de desenvolver produtos nacionais de qualidade a preços acessíveis para o mercado de saúde animal. Hoje é uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, com um portfólio sólido e reconhecido entre os profissionais do setor. Está presente em diversos países da América Latina, em especial, Chile, Colômbia e Peru, e em países como Eslovênia, Angola e Emirados Árabes Unidos. Em 2020 recebeu o prêmio Melhores Empresas para Trabalhar GPTW Brasil no ranking Indústria.  

Publicidade