• quinta, 18 de julho de 2024
  • Céu limpo - Atualizado: 01:30 - 18/07/2024 19°
www.feedis.com.br

Aviagen América Latina investe em práticas sustentáveis

Iniciativas nas unidades reforçam o compromisso da empresa com uma avicultura sustentável e o uso adequado de recursos

CAMPINAS, Brasil – 28 de Novembro de 2023 – A Aviagen® América Latina, empresa de genética de aves, trabalha continuamente em seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. “Por meio de uma genética equilibrada, fazemos progressos contínuos na eficiência, bem-estar animal e desempenho das aves, os pilares da sustentabilidade”, afirma o presidente da Aviagen para a América Latina, Ivan Pupo Lauandos.

“A sustentabilidade faz parte do nosso dia a dia, é uma jornada que seguimos continuamente”, explica o coordenador de Meio Ambiente da Aviagen América Latina, Gustavo Braz Vilela. “Além disso, integramos continuamente as mais recentes tecnologias e inovações para impulsionar práticas sustentáveis, que diminuam a nossa pegada de carbono, preservando ao mesmo tempo os recursos naturais”, salienta.

Para reduzir ativamente sua pegada de carbono e avançar na conservação ambiental e dos recursos naturais, a Aviagen vem realizando uma série de ações.

Energia limpa

A Aviagen adotou uma política com visão de futuro em abril de 2023, fazendo a transição de seus veículos corporativos 100% com o uso de etanol. Esta decisão estratégica já evitou a emissão de aproximadamente 177 tCO2e na atmosfera – o que equivale ao plantio de 1.239 árvores. Com mais de 82 mil litros de etanol utilizados entre 2022 e 2023 no Brasil, a Aviagen reduziu significativamente suas emissões de carbono.

Outra mudança foi no formato de aquisição de energia elétrica, com 43% da sua energia proveniente do mercado livre em 2022 e 2023, inteiramente vinda de fontes renováveis. Associada à compra do mercado cativo, predominantemente renovável (88%, em 2022), a empresa passou a contar com fontes renováveis para cerca de 93% do seu consumo de eletricidade.

Além disso, a Aviagen está tomando medidas proativas para gerar sua própria energia renovável, iniciando pelas usinas solares fotovoltaicas implantadas nas unidades de Uberaba (MG) e Sarutaiá (SP). O objetivo é suprir 100% da demanda de energia elétrica nestas unidades. As iniciativas sublinham o compromisso da Aviagen em aproveitar fontes de energia sustentáveis.

Preservando os recursos naturais

A Aviagen detém mais de 4 mil hectares de área no Brasil, incluindo mais de 1.181 hectares dedicados à vegetação nativa em áreas de preservação. Como as florestas absorvem dióxido de carbono (CO2) da atmosfera e armazenam-no em suas estruturas, estas florestas desempenham um papel crucial no armazenamento do CO2, estimado em impressionantes 550.000 toneladas de CO2.

Gestão eficaz de resíduos e efluentes
 
A recém-inaugurada granja de bisavós em Sarutaiá, concebida para ser uma granja modelo, reflete a dedicação da Aviagen à sustentabilidade. A unidade faz a reutilização de águas pluviais em seus sanitários e trata todos os efluentes – de maneira centralizada e coletivamente, em sequência. Somente nesta granja foram realizados investimentos de R$ 2,6 milhões no tratamento de efluentes. Além disso, foram investidos mais de R$ 1,5 milhão em painéis solares para garantir o fornecimento de 100% de energia, além de composteiras para o gerenciamento de resíduos.

Ações focadas no tratamento de efluentes também foram realizadas em Uberaba (MG) e Carambeí (PR), com verificação de requisitos legais, aporte financeiro, estudo para identificação de causas e soluções de problemas, desenvolvimento de projetos, plantas baixas, dimensionamento, adequações, novos equipamentos e análises laboratoriais. Essas iniciativas resultaram em maior eficiência e água mais limpa.

A gestão de resíduos é outra área em que a Aviagen fez avanços significativos. A empresa fez uma parceria com uma empresa de tratamento de resíduos para gerenciar de forma responsável resíduos de saúde, como seringas, agulhas, vacinas e carcaças. Esta iniciativa garante que os resíduos sejam convertidos, por meio da incineração e/ou pirólise, em recursos sob a forma de carvão ou óleo de pirólise, em vez de acabarem em aterros.

Criando um futuro sustentável

Ivan Lauandos enfatiza o compromisso geral da Aviagen com a sustentabilidade: “Sempre buscamos que nossas operações sejam sustentáveis: no uso dos recursos, no crescimento, no melhoramento genético, entre outros. Seguimos focados na consolidação de nossa estratégia ambiental com medidas que de fato funcionem, tragam benefícios concretos e sejam aplicáveis em nossas unidades. Somos modelo em sustentabilidade avícola e seguiremos engajados em promover a sustentabilidade de maneira ampla, obtendo resultados sempre melhores”.

###

Sobre a Aviagen

Desde 1923, a Aviagen tem sido a empresa global preferida em genética avícola, com a missão de ajudar seus clientes – produtores mundiais de carne de frango – a fornecer uma proteína saudável e sustentável para suas comunidades em constante crescimento. Aplicando seus valores corporativos de “Breeding Sustainability”, a Aviagen implementa ferramentas que promovem a produção comercial de frangos com foco no meio ambiente e na responsabilidade social, além do benefício econômico dos produtores, ao mesmo tempo em que promove o rendimento, a saúde e o bem-estar das aves.

Para satisfazer as diversas demandas de mercado, a Aviagen oferece um completo portfólio de reprodutoras sob as marcas Arbor Acres®, Indian River® e Ross®. O Rowan Range® e o Specialty Males® têm como objetivo o crescimento mais lento e são indicados para nichos específicos de mercado. A sede da Aviagen fica em Huntsville, no estado americano do Alabama, e detém operações no Reino Unido, Europa, Turquia, América Latina, Índia, Austrália, Nova Zelândia, África e Estados Unidos, além de joint ventures na Ásia. A empresa tem aproximadamente 8.000 colaboradores e atende a clientes em 100 países.

Para mais informações, visite Aviagen.com ou siga a Aviagen no LinkedIn

 ###

A Aviagen e o logo Aviagen, são marcas registradas da Aviagen nos EUA e em outros países. Todas as outras marcas comerciais são registradas por seus respectivos proprietários.

© 2023

Publicidade