• quarta, 24 de abril de 2024
  • Céu limpo - Atualizado: 00:15 - 24/04/2024 24°
www.feedis.com.br

Cercamento eficaz protege as propriedades e preserva os animais silvestres

Os javalis estão presentes em diferentes regiões do mundo. No Brasil, houve expansão da espécie e um cruzamento, o javaporco, ganha relevância no campo por ter população crescente e invadir propriedades, proporcionando grandes prejuízos para o setor produtivo.

"Com o avanço das áreas de integração lavoura-pecuária, que já somam mais de 17 milhões de hectares no país, a presença de javaporcos significa risco para a colheita de grãos", informa a veterinária Flávia Silva, analista de mercado da Belgo Arames.

A especialista destaca que javalis e javaporcos são agressivos, podendo atacar animais e pessoas, além disso, podem ser hospedeiros de carrapatos causadores da febre maculosa.

"O cercamento de qualidade é a barreira contra os animais silvestres e exóticos pois ao mesmo tempo protege as propriedades e preserva a fauna", ressalta Flávia, lembrando que recentemente o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) suspendeu a caça de javalis, que era o meio mais utilizado para contenção desta população de animais.

"Então, a melhor estratégia para prevenir os riscos sanitários e econômicos é utilizar cercas resistentes e duráveis", diz a analista de mercado da Belgo Arames.

Publicidade