• segunda, 27 de maio de 2024
  • Chuvoso - Atualizado: 12:22 - 27/05/2024 15°
www.feedis.com.br

Circuito Nelore de Qualidade: última etapa de 2023 acontece em Campo Grande (MS)

Campo Grande (MS) sediará a 31ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023, em 30 de novembro. A avaliação de aproximadamente 2.050 animais ocorrerá no frigorífico unidade II da Friboi, fruto da parceria entre a Associação Sul-matogrossense dos Criadores de Nelore (ASCN) e a Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). A Friboi é responsável pela organização do evento, com o suporte da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“Este evento representa mais uma oportunidade para destacar a excelência da criação de Nelore na região. A expectativa é que esta etapa contribua para a disseminação das melhores práticas de criação, além de fortalecer a posição do Nelore como uma raça de destaque no cenário nacional”, destaca Victor Miranda, presidente da ACNB.

Campo Grande, com um rebanho de aproximadamente 415 mil cabeças de gado, ocupa o terceiro lugar entre as capitais do Brasil, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) de 2022 do IBGE. Essa presença destaca a contribuição significativa da cidade para a pecuária no Mato Grosso do Sul, que já conta com mais de 18 milhões de cabeças de gado.

Contatos para inscrições  

Os pecuaristas interessados em participar do Circuito Nelore de Qualidade em Campo Grande devem entrar em contato com a unidade II local da Friboi. Para informações e inscrições, é possível contatar Rafael pelo telefone (67) 99959-0525, José pelo número (67) 99253-3953, Fredy pelo número (67) 99615-5688, ou Maikel pelo número (67) 99612-1764.

Novidades do campeonato 

O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa. 

Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa. 

Circuito Nelore de Qualidade 

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção. 

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. 

Publicidade