• tera, 16 de abril de 2024
  • Alguma nebulosidade - Atualizado: 02:42 - 16/04/2024 22°
www.feedis.com.br

“Conexão Aviagen” leva conhecimento a produtores em todo o Brasil

Série de eventos demonstra o compromisso da empresa com seus clientes, por meio do tema "Criando o sucesso juntos"

CAMPINAS, Brasil – 08 de Novembro de 2023 – Durante os meses de setembro e outubro, a equipe brasileira da Aviagen® realizou uma série de eventos intitulados “Conexão Aviagen”, viajando pelo Brasil para fornecer aos produtores avícolas as mais recentes experiências, para alcançar o melhor potencial das matrizes Ross® 308 AP. Cerca de 500 clientes do produto Ross 308 AP participaram dos eventos nas cidades de Pará de Minas (MG), Goiânia (GO), Recife (PE), Chapecó (SC), Rio Claro (SP), Cascavel (PR) e Maringá (PR) e se beneficiaram de dicas para melhorar a saúde, o bem-estar e a performance de suas aves. O formato interativo dos seminários ofereceu oportunidades para importantes discussões entre todos os participantes.

Conformação de machos e fêmeas, manejo e qualidade da progênie, otimização da eclodibilidade e ferramentas para melhorar o desempenho do Ross 308 AP foram alguns dos itens apresentados durante os eventos. As aves Ross vêm aumentando sua popularidade em toda a América Latina, com mais e mais empresas e produtores se beneficiando por sua taxa de crescimento e produtividade, mesmo em ambientes desafiadores.

Ross 308 AP: excelência em desempenho

Durante os eventos, a coordenadora de Produto da Aviagen, Jane Lara Grosso, falou sobre as perspectivas do produto Ross 308 AP para os próximos anos e o compromisso da Aviagen no desenvolvimento de um produto cada vez mais balanceado em todas as etapas da cadeia, para benefício dos clientes e de toda a indústria avícola.

Sobre o desempenho das matrizes, em um compilado de dados acompanhados ao longo dos últimos três anos com mais de 17 milhões de matrizes, resultados expressivos foram apresentados, incluindo altas taxas de produção de ovos e pintos de um dia e melhoria geral da saúde e produtividade das aves. “O Ross 308 AP alcançou, nesse período, em média, a partir dos 25% melhores resultados, 206,7 ovos totais por fêmea alojada e 166,1 pintos totais por fêmea alojada às 66 semanas de idade, resultados que demonstram de maneira clara o seu potencial genético”, disse Jane Lara.

Adicionalmente, a apresentação sobre o desempenho de frangos de corte contou com informações de quase 3 bilhões de aves abatidas no período de 2015 a 2023. “Esses resultados mostram que as aves Ross 308 AP apresentam características superiores como melhor viabilidade, robustez óssea e ausência de problemas locomotores, assim como maior resistência ao estresse térmico (calor) e maior rendimento de carne”, disse Jane Lara. “O Ross 308 AP apresenta o menor custo em todas as etapas da cadeia: custo por pinto de um dia, custo por quilo do frango vivo e custo por quilo do mix de produção na indústria, proporcionando o maior retorno ao final de toda a cadeia”, agregou.

Conformação ideal de galos para fertilidade

Em sua apresentação sobre “Conformação ideal de galos para fertilidade”, o gerente de Serviços Técnicos da Aviagen no Brasil, Marco Aurélio Romagnole de Araújo, abordou as principais características de conformação e os principais indicadores de monitoramento para gerenciar a atividade, enfatizando a importância de conciliar o bom desenvolvimento testicular por meio da busca pela conformação ideal dos machos, incluindo o adequado desenvolvimento de órgãos e estrutura esquelética, assim como da massa muscular peitoral nas diferentes fases da vida. Ele também destacou a atenção ao controle de peso e a estimulação contínua dos machos para um melhor desempenho.

Conformação ideal de fêmeas visando produtividade (recria)

Os supervisores regionais de Serviços Técnicos da Aviagen nas diversas regiões do Brasil abordaram a importância da conformação ideal de fêmeas visando produtividade. Eles abordaram a necessidade de gerenciar os principais indicadores na fase de recria visando alcançar a reserva de gordura e fleshing peitoral adequados na população ao final deste período. Para tanto, um estrito controle alimentar, ração bem balanceada e as boas práticas de manejo se tornam chave para o controle de peso e uniformidade nas diferentes fases.

“Resumidamente, essa é uma fase de construção, investir em intensidade e qualidade de manejo significa desenvolver lotes que trarão muito retorno produtivo”, pontuou Marco Aurélio.

Manejo de fêmeas com foco em persistência produtiva e qualidade da progênie

Os supervisores regionais de Serviços Técnicos da Aviagen nas diversas regiões do Brasil também abordaram os aspectos essenciais do manejo de fêmeas, com foco em persistência produtiva e qualidade da progênie. A apresentação destacou a importância de três fatores essenciais para um correto manejo: qualidade de água, luz e plano alimentar bem estruturado. Os especialistas da Aviagen enfatizaram a necessidade das aves pelo acesso à água fresca, limpa e potável, com monitoramento diário do consumo por meio de hidrômetro. Eles também recomendaram testes regulares do suprimento de água em busca de contaminantes bacterianos, assim como da sua composição físico-química, juntamente com a manutenção diária dos bebedouros.

Adicionalmente, a apresentação reforçou as estratégias de estímulo de luz, como também a qualidade de iluminação dos galpões durante toda a fase produtiva. Além disso, enfatizou o cuidado com o manejo da alimentação e do peso corporal nessa fase. “Em essência, essas medidas são vitais para garantir uma produtividade consistente e a saúde das futuras gerações de frangos”, explicou Marco Aurélio.

Otimizando a eclodibilidade: fatores de influência do ovo ao incubatório

Na apresentação intitulada “Otimizando a eclodibilidade: fatores de influência do ovo ao incubatório”, apresentada pelo supervisor regional de Serviços Técnicos e especialista em incubação, Felipe Kroetz, a importância da correta coleta de dados durante a incubação foi reforçada. Kroetz enfatizou a necessidade de dados precisos para identificar e resolver possíveis problemas. Ele também observou a evolução do papel da inteligência artificial na predição por meio de dados durante o processo de incubação e o desenvolvimento embrionário.

O especialista reforçou a importância de uma meticulosa atenção no incubatório, onde os menores detalhes podem impactar significativamente os resultados. “O sucesso da eclosão depende da observação cuidadosa e do ajuste fino de vários fatores, principalmente em relação à qualidade dos pintinhos”, aconselhou Kroetz.

Criando o sucesso junto com os clientes

O compromisso da Aviagen com a melhoria contínua foi ressaltado por Luiz Mansano, gerente Comercial da Aviagen no Brasil. “O ‘Conexão Aviagen’ foi apenas uma das maneiras pelas quais estamos ‘criando o sucesso juntos’ com nossos clientes, permitindo-lhes alcançar ótimos resultados com as matrizes Ross 308 AP e aumentando sua capacidade de alimentar as gerações atuais e futuras, com uma carne de frango nutritiva e sustentável”. E acrescentou: “Gostamos muito de trabalhar próximos a nossos clientes e essa rodada de eventos foi a forma perfeita de encontrá-los, em eventos focados em suas necessidades”.

###

Sobre a Aviagen

Desde 1923, a Aviagen tem sido a empresa global preferida em genética avícola, com a missão de ajudar seus clientes – produtores mundiais de carne de frango – a fornecer uma proteína saudável e sustentável para suas comunidades em constante crescimento. Aplicando seus valores corporativos de “Breeding Sustainability”, a Aviagen implementa ferramentas que promovem a produção comercial de frangos com foco no meio ambiente e na responsabilidade social, além do benefício econômico dos produtores, ao mesmo tempo em que promove o rendimento, a saúde e o bem-estar das aves.

Para satisfazer as diversas demandas de mercado, a Aviagen oferece um completo portfólio de reprodutoras sob as marcas Arbor Acres®, Indian River® e Ross®. O Rowan Range® e o Specialty Males® têm como objetivo o crescimento mais lento e são indicados para nichos específicos de mercado. A sede da Aviagen fica em Huntsville, no estado americano do Alabama, e detém operações no Reino Unido, Europa, Turquia, América Latina, Índia, Austrália, Nova Zelândia, África e Estados Unidos, além de joint ventures na Ásia. A empresa tem aproximadamente 8.000 colaboradores e atende a clientes em 100 países.

Para mais informações, visite Aviagen.com ou siga a Aviagen no LinkedIn

###

A Aviagen e o logo Aviagen são marcas registradas da Aviagen nos EUA e em outros países. Todas as outras marcas comerciais são registradas por seus respectivos proprietários.

© 2023

Publicidade