• quarta, 24 de abril de 2024
  • Céu limpo - Atualizado: 00:15 - 24/04/2024 24°
www.feedis.com.br

Contribuindo para o bem-estar animal, desmama lado a lado impulsiona resultados financeiros das fazendas de cria

Com menos estresse no processo de separação de vacas e bezerros, prática promove maior ganho de peso dos filhotes, impactando a saúde financeira dos negócios

O manejo racional compreende todo o ciclo de vida dos bovinos, com boas práticas existentes para o cuidado desde o nascimento até o momento do abate. No caso da separação dos bezerros de suas mães, processo conhecido como desmama, a condução adequada dessa tarefa proporciona impactos positivos no ganho de peso do animal e, consequentemente, no resultado financeiro da fazenda.

A desmama lado a lado, como é conhecida essa prática, consiste na separação gradual de bezerro e mãe, de forma a reduzir o estresse característico dessa atividade. Posteriormente, isso também permite uma retomada mais rápida da rotina de pastejo, ruminação e descanso.

“É muito perceptível que uma desma­ma abrupta acabou de ser realizada numa propriedade. Tanto as vacas quanto os bezerros ficam se movendo de um lado para o outro do pasto, reduzindo a ingestão de alimentos, a ruminação e o descanso. Com esse cenário, a consequência esperada é um desempenho inferior no período após a desmama, além da elevação do risco de doenças e acidentes”, explica o zootecnista e Gerente Comercial da Beckhauser, Gustavo Lazarin.

Por isso, o profissional aponta a necessidade de planejamento e estruturação da fazenda para esse processo. Após a realização dos manejos que precedem a desmama, como vermifugação e identificação, vacas e bezerros retornam para o mesmo pasto onde ficarão juntos por três dias.

“Pastagem de fácil acesso é imprescindível para o êxito dessa prática, pois esse é o ambiente que abriga os bezerros após a saída das vacas. O momento de abastecimento dos cochos é uma oportunidade para que o vaqueiro ande no meio deles de forma calma, para que também se acostumem com a sua presença”, destaca.

No quarto dia, as vacas devem ser conduzidas para um pasto próximo ao dos bezerros, dividido por cercas e com um corredor no meio, no qual elas devem ficar por, pelo menos, mais três dias. “Esse tempo é suficiente para que o bezerro reconheça o pasto e encontre os recursos, além de se recuperar do estresse do manejo”.

Depois desse período, as vacas são colocadas em pastagens vizinhas. Tanto elas quanto os bezerros passam a aprender que ainda existe uma proximidade entre eles e, dessa forma, ganham confiança para explorarem o ambiente sem estarem na presença um do outro.

Reflexo no bolso do pecuarista

De acordo com análises conduzidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Etologia e Ecologia Animal (ETCO), os bezer­ros desmamados no manejo lado a lado apresentam ganhos de peso até 37% superiores quando comparados com os desmamados de forma abrup­ta.

Essa diferença no desempenho se dá, principalmente, durante as quatro primeiras semanas e, após esse tempo, ela se reduz, mas o peso vivo continua su­perior nos bezerros desmamados lado a lado.

“Considerando que cerca de 63% do lucro das fazendas de cria se relaciona com ganho de peso nos bezerros, esse atributo impacta diretamente a saúde financeira dos negócios, ainda mais no cenário atual, em que é crescente a venda com base no peso vivo”, ressalta Lazarin.

“Além de contribuir para o bem-estar dos ani­mais, a desmama lado a lado também traz ganhos econômicos para os produtores, de­correntes do melhor desempenho dos bezerros, que são vendidos por um valor melhor e/ou iniciam a re­cria mais pesados, acelerando o ciclo de produção”.

A Beckhauser, indústria produtora de equipamentos de contenção para bovinos, os becksafes, possui soluções para o manejo adequado pré-desmama. “Temos produtos adaptados para a acomodação tanto de bezerros quanto de bovinos adultos, que são customizáveis de acordo com a necessidade de cada fazenda. O investimento na contenção adequada também contribui para os ganhos financeiros e em bem-estar animal da propriedade”, conclui.

Sobre a Beckhauser  

A Beckhauser inova, industrializa e difunde tecnologia para uma pecuária sustentável, buscando oferecer ao mercado soluções que aprimorem a produtividade no manejo e a qualidade dos resultados da produção, cuidando do bem-estar animal e humano. A empresa vem, há anos, ditando tendências de inovação no segmento e oferece hoje um amplo portfólio de equipamentos de contenção tradicionais e automatizados, da fazenda ao frigorífico, além de parcerias com equipamentos de controle e pesagem eletrônica. Mais informações: https://beckhauser.com.br/.

Publicidade