• quinta, 18 de julho de 2024
  • Céu limpo - Atualizado: 22:15 - 17/07/2024 24°
www.feedis.com.br

Correto manejo no pós-parto influencia bem-estar das vacas leiteiras

. Trouw Nutrition oferece Reviva, solução com alta palatabilidade para vacas no pós-parto imediato com minerais, vitaminas e cálcio

. Especialista afirma que até 50% das vacas podem apresentar alguma doença metabólica no período pós parto

Um dos principais desafios enfrentados pelas vacas leiteiras no período pós-parto é o manejo da transição nutricional. Marília Ribeiro, a Dra. Sprayfo, da Trouw Nutrition, destaca que durante a gestação a vaca direciona muitos nutrientes para o desenvolvimento do bezerro, levando a declínio da sua condição corporal. “Após o parto, a demanda por nutrientes aumenta significativamente devido à produção de leite, tornando essencial o fornecimento de uma nutrição adequada para apoiar a produção de leite e, simultaneamente, restaurar sua condição corporal”.

Antes do parto, as vacas ficam aproximadamente oito horas sem comer ou beber, perdendo em torno de 50 litros de fluidos corporais, o que pode levar à desidratação e ao desequilíbrio eletrolítico. “Até 50% dos animais podem ter problemas metabólicos no pós parto, como hipocalcemia, condição comum nas vacas leiteiras, devido à diminuição dos níveis de cálcio no sangue após o parto. Essa redução nos níveis de cálcio pode levar a uma série de complicações, incluindo mastite, perda de apetite e problemas no sistema reprodutivo”, enfatiza a especialista da Trouw.

Segundo a Dra. Sprayfo, a gravidade desses sintomas é determinada pelos manejos incorretos durante o pós-parto, um dos momentos mais críticos de sua vida. Para garantir rápida recuperação, a Trouw Nutrition oferece Reviva, a única bebida de ingestão voluntária com alta palatabilidade do mercado, que auxilia na hidratação, reposição de cálcio, energia, vitaminas e minerais, além de promover ganhos futuros, como maior produção de leite.

“Com o uso de Reviva, não é necessário conter o animal. Sabemos que o estresse dificulta a ingestão, o que pode levar à necessidade de uso de sonda, mas com Reviva isso não é necessário. Não há necessidade de forçar a sonda, algo que a equipe às vezes sente receio de fazer”, explica a Dra. Sprayfo, da Trouw Nutrition.

A Trouw Nutrition desenvolve soluções para elevar a pecuária leiteira a outro patamar, promovendo a segurança e o bem-estar animal, além de aumentar a produtividade. “Quanto mais eficiente for a dieta melhor será o desempenho dos animais e os resultados econômicos da propriedade”, conclui Marília Ribeiro.

Publicidade