• quinta, 18 de julho de 2024
  • Céu limpo - Atualizado: 22:15 - 17/07/2024 24°
www.feedis.com.br

Doenças entéricas representam importante desafio sanitário para suinocultura do desmame à engorda; saiba como prevenir

A suinocultura brasileira enfrenta diversos desafios, principalmente relacionados à saúde e ao bem-estar dos animais nas granjas. Destaque às doenças causadas por Clostridium perfringens, bactéria gram-positiva e anaeróbica, que pode ser facilmente encontrada em diversos tipos de ambiente (solo, dejetos sólidos, esgotos), além do intestino de diversos animais. “As doenças causadas por Clostridium perfringens apresentam-se como enterite aguda ou crônica em leitões. A bactéria produz esporos e está presente no intestino de todos os suínos. Ela se multiplica em alta velocidade e produz toxinas que matam rapidamente seu hospedeiro, gerando forte prejuízo às granjas”, esclarece Maria Carolina Toth, Gerente de Produto Saúde Animal Mcassab.

“Entre os sintomas dessas doenças estão diarreia, perda de peso, anorexia, desidratação, edema muscular”, salienta a especialista. “Mas com o avanço das pesquisas científicas e do desenvolvimento tecnologias, atualmente contamos com soluções eficazes que ajudam a controlar esses desafios entéricos. Além de maior rentabilidade para os produtores, esse cuidado se reflete em animais mais saudáveis, com bem-estar e melhor desempenho zootécnico.”

Ciente desses problemas, a MCassab Nutrição e Saúde Animal disponibiliza ao mercado BZPAC 15%, melhorador de desempenho que também tem registro para uso terapêutico. “BZPAC 15% é um aditivo composto por bacitracina de zinco, antibiótico polipeptídico relevante para o controle de desafios entéricos, sendo administrado para prevenção e tratamento do Clostridium perfringens”, explica Maria Carolina.

De acordo com a especialista da MCassab Nutrição e Saúde Animal, em razão de seu alto peso molecular, a bacitracina não é absorvida quando administrada pela via oral, tornando o seu uso como melhorador de desempenho ou terapêutico possível em todas as fases de criação animal, com total segurança, sem risco de resíduos em carcaça mesmo se utilizada até o momento do abate. Assim, é um produto de carência zero.

BZPAC 15% destaca-se por características únicas, incluindo a capacidade de minimizar o desenvolvimento de resistência bacteriana, fator crucial para a eficácia a longo prazo de agentes antimicrobianos. Sua ação concentra-se no lúmen intestinal, local de origem de muitas infecções, proporcionando controle eficaz sobre as bactérias gram-positivas – grupo frequentemente associado a distúrbios intestinais e problemas de saúde em animais.

Sobre a MCassab - O Grupo MCassab é uma organização familiar nacional, de 95 anos, com administração profissional, que distribui ao mercado brasileiro e latino-americano. Com matriz em São Paulo (SP), a empresa está presente nas grandes capitais do Brasil, além de escritórios na Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, China e Índia. O negócio de Nutrição e Saúde Animal é um dos maiores do Brasil, atuando com especialidades e ingredientes para avicultura, suinocultura, pecuária de corte e leite, aquacultura e petfood. A Fider Pescados, que se dedica à criação e ao desenvolvimento de produtos a partir da tilápia. O negócio de Distribuição atende à área industrial com o fornecimento de matérias-primas para cosméticos, limpeza doméstica e institucional, farmacêutica, veterinária, química e agrícola. A NUTROR oferece pré-misturas customizadas ao mercado de alimentos, bebidas, suplementos e nutrição clínica. Ciente do seu compromisso com as pessoas, o meio ambiente e a governança corporativa, a MCassab publicou o seu Relatório de Sustentabilidade 2023, cuja íntegra é acessível pelo link https://www.mcassab.com.br/sustentabilidade_grupo_mcassab/ 

Mais informações: www.mcassab.com.br

Publicidade