• quinta, 18 de julho de 2024
  • Céu limpo - Atualizado: 22:15 - 17/07/2024 24°
www.feedis.com.br

Evolution, da UPL, obtém registro para uso em fungos causadores de quebramento das hastes e podridão dos grãos na soja

Decisão já foi publicada no Diário Oficial da União pelo Ministério da Agricultura e Pecuária

Doenças desse tipo reduzem a produção em até 40%, no caso da podridão de grãos, podendo chegar a 75% de perdas no caso de quebramento de hastes segundo a Embrapa e relatos de produtores, podendo se intensificar nesta safra

UPL Ltd. (NSE: UPL, BSE: 512070, LSE: UPLL), fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis, obteve registro para o fungicida Evolution® para mais oito tipos de fungos causadores de quebramento das hastes e podridão das vagens e grãos da soja. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 26 de outubro de 2023. A solução, lançada há apenas dois anos, combina três ingredientes ativos que se complementam e potencializam seus modos de ação distintos, e já possuía registro para utilização contra outros cinco tipos de fungos.

Com a decisão, Evolution® passa a ser recomendado para o manejo de Cercospora flagelarisColletotrichum cliviicola/clivaeColletotrichum truncatumDiaporthe longicollaDiaporthe ueckerae/miriciaeFusarium equisetiFusarium incarnatum e Fusarium proliferatu.

Desde seu lançamento, em 2021, o produto já contava com registro para Cercospora kikuchii (crestamento foliar e mancha púrpura), Microsphaera difusa (oídio), Phakopsora pachyrhizi (ferrugem asiática), Corynespora cassiicola (mancha-alvo) e Colletotrichum truncatum (antracnose).

Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, afirma: "Evolution® foi desenvolvido para atender às principais necessidades do agricultor brasileiro e rapidamente se provou como um recurso essencial para garantir cultivos altamente produtivos e com grãos de qualidade. Diante disso, investimos em pesquisas científicas que comprovaram sua eficiência contra outros problemas da soja. Essa atualização é fundamental para o produtor, em uma safra que com El Niño ele deve ter ainda mais desafios fitossanitários".

Marcelo Figueira, gerente de fungicidas da UPL Brasil, complementa: "Muitos dos novos fungos combatidos com Evolution® causam a podridão, doença que causa até 30% de perdas na soja, conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e há relatos de produtores com perdas de até 40% da produção, podendo chegar a 75% de perdas no caso da incidência do quebramento das hastes. Esse novo registro reforça nosso compromisso em disponibilizar soluções completas, que atuem sobre diversos pontos do metabolismo dos fungos, o que significa que estamos contribuindo para o combate da resistência das doenças aos fungicidas."

"Com esse registro obtido para mais esse complexo de doenças, Evolution®  passa a ser uma ferramenta fundamental para a manutenção do potencial produtivo da soja, controle das doenças e o efetivo manejo de resistência, devido à sua formulação única de alta tecnologia com ação sistêmica e multissítio em um só produto", enfatiza Figueira.

Publicidade