• tera, 16 de abril de 2024
  • Alguma nebulosidade - Atualizado: 02:42 - 16/04/2024 22°
www.feedis.com.br

Naviraí (MS) recebeu 950 animais para avaliações do Circuito Nelore de Qualidade 2023 

No dia 1º de novembro, aconteceu a 23ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023 na unidade Friboi em Naviraí (MS). Durante o evento, um total de 950 animais, composto por 815 machos e 135 fêmeas, passaram por avaliação. A organização desta etapa ficou a cargo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em parceria com a Associação Sul-matogrossense dos Criadores de Nelore e o Frigorífico Friboi. A Matsuda Sementes e Nutrição Animal ofereceu apoio ao evento, que contou com a participação de 11 pecuaristas. 

"Ficamos felizes em testemunhar uma etapa tão promissora, marcada pelo empenho e dedicação dos neloristas envolvidos. A participação ativa de 11 pecuaristas destacou-se, evidenciando o comprometimento da comunidade produtora com a qualidade e aprimoramento constante de seus rebanhos", comenta André Locateli, gerente executivo da ACNB. 

Melhor Lote de Carcaças de Machos 

Dentre os machos avaliados, 68% desses animais tinham dentição de leite completa, indicando uma faixa etária inferior a 2 anos. Além disso, 78% dos machos registraram um peso superior a 18 arrobas, com uma média de 20 arrobas. Destaca-se também que 51% dos animais exibiram cobertura de gordura mediana. 

Os vencedores na categoria de Melhor Lote de Carcaças de Machos foram: Adilton Boff Cardoso, da Fazenda Segredo (Bataguassu/MS), que recebeu a Medalha de Ouro, enquanto Lídia Regina Massi Serio, da Fazenda São Luiz (Ivinhema/MS), foi agraciada com a Medalha de Prata. Elza Gorni de Carmo, da Fazenda Itapotimy (Bela Vista/MS), conquistou a Medalha de Bronze. 

Além disso, Orlando Gressler, da Fazenda São Franciso I e II (Bela Vista/MS) teve seu lote premiado com a Medalha de Ouro como Melhor Lote de Carcaça de Machos Terminados em Pastagens, com animais castrados. 

Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas 

Os resultados referentes às fêmeas avaliadas revelam que 71% desses animais apresentaram até 2 dentes incisivos permanentes, indicando uma média de idade de 2 anos. Além disso, 63% das fêmeas registraram um peso superior a 13 arrobas, com uma média de 14 arrobas. Destaca-se também cobertura de gordura uniforme, com 66% das fêmeas. 

Os méritos nas premiações de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas do Circuito são dignos de reconhecimento. Guilherme Pegorer, da Fazenda São Lucas (Itaporã/MS), recebeu a Medalha de Ouro. A Medalha de Prata foi conferida a Antônio Roberto Pegorer, da Fazenda Nossa Senhora Aparecida (Nova Alvorada do Sul/MS). Gustavo Reis Olegário, da Fazenda Big Vale (Maracaju/MS), conquistou a Medalha de Bronze. 

Vale destacar que a Medalha de Ouro como Melhor Lote de Carcaça de Fêmeas Terminadas em Pastagens também foi conquistada por Guilherme Pegorer da Fazenda São Lucas, reforçando ainda mais sua participação nesta etapa do Circuito. 

Novidades do campeonato 

O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa. 

Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa. 

Calendário  

As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:   

·       29/11 – Friboi de Itapetinga (BA) 

·       30/11 – Friboi unidade II de Campo Grande (MS) 

Circuito Nelore de Qualidade 

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção. 

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. 

Publicidade