• quinta, 18 de julho de 2024
  • Céu limpo - Atualizado: 01:30 - 18/07/2024 19°
www.feedis.com.br

Polinutri lança Dicas de Manejo de Verão Suínos

Produzido pelo Departamento Técnico Suinocultura da companhia e já disponível para download, o material reúne orientações importantes sobre manejo e ambiência que merecem a atenção dos suinocultores durante esta época do ano

Com a elevação das temperaturas, os suinocultores devem manter a atenção redobrada sobre os efeitos que o período pode incidir sobre o bem-estar dos suínos e o desempenho zootécnico das granjas. Pensando nisso, e cientes da impossibilidade de se ter um controle padrão em um país com dimensões continentais e diferentes microclimas, a Polinutri reuniu informações técnicas úteis e práticas para o manejo ideal dos animais priorizando a busca do conforto térmico.

Assinado pela Gerente Técnica de Nutrição e Formulação para Suínos, Natália Sitanaka, e o Consultor Técnico Neuri Federizzi, o informativo traz também pontos de observações recorrentes e necessários que devem estar no radar dos suinocultores para manutenção e controle do conforto animal objetivando performance e retorno econômico viável das granjas.

“Iniciamos o guia com a apresentação de uma tabela de acordo com a fase de produção e peso dos animais com objetivo de demonstrar a amplitude de temperaturas ideais para suínos. Neste caso, mesmo sendo animais de uma mesma espécie, é interessante notar que as temperaturas de conforto térmico variam muito conforme a idade e a fase de produção. Assim, as dicas contidas no material são válidas, mas sempre respeitando as temperaturas as quais a tabela se refere”, explica a Gerente Técnica de Nutrição e Formulação para Suínos.

Isso porque, argumenta a autora, levando em consideração a dimensão do país e as variações climáticas de cada região, se torna inviável um único caminho acerca do tema. “Por exemplo, no Nordeste, as altas temperaturas podem influenciar negativamente as fases mais sensíveis ao calor, enquanto no Sul do país, as baixas temperaturas são uma preocupação para os leitões. Deste modo, as instalações devem ser adaptadas para as suas regiões e fases de produção de cada granja”, sublinha.

Na sequência, o manual aborda práticas, processos e tecnologias que quando aplicadas permitem a manutenção da saúde e viabilidade produtiva. Ao todo, o guia de Manejo de Verão Polinutri para a Suinocultura reúne nove importantes dicas para auxiliar os suinocultores em torno do tema conforto térmico nas granjas, preconizando a manutenção dos equipamentos, nutrição, qualidade e disponibilidade da água, além dos cuidados em torno da manutenção periódica das instalações.

“É comum que alguns pontos passem despercebidos e o objetivo do material é compilar todos os pontos que merecem atenção para atingir um ambiente adequado de acordo com cada época do ano”, salienta Natália. 

O guia “Dica de Manejo de Verão Polinutri” para a Suinocultura está disponível de forma gratuita para os suinocultores através deste link: Polinutri

“A equipe técnica da Polinutri tem como compromisso o resultado dos produtores, desta forma, ao oferecer soluções nutricionais, buscamos sempre orientá-los e auxiliá-los com o manejo, ambiência e sanidade, pois sabemos que são partes integrantes para que o animal expresse seu potencial máximo de produção”, sinaliza Natália.

Fonte: AI

Publicidade