• sbado, 13 de abril de 2024
  • Alguma nebulosidade - Atualizado: 12:31 - 13/04/2024 22°
www.feedis.com.br

PorkExpo Latam, Alder Lopes e a carne suína

PorkExpo LATAM 2023 e Alder Lopes fazem o espetáculo da Carne Suína

O concurso ‘Pork Butcher Challenger’ é inédito a vai marcar época nos encontros que debatem a carne suína

Carne Suína permanece sendo a proteína de origem animal mais consumida no planeta e a mais saborosa. Sendo a grande estrela de todos os eventos internacionais que reúnem os elos da cadeia produtiva mundial. Mas o alimento nunca foi apresentado com tanto brilho, técnica e envolvimento como na ‘PorkExpo LATAM 2023 & 11º Congresso Latino Americano de Suinocultura’, que vai ser realizada de 7 a 9 de novembro deste ano, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR). Um espaço de desossa e apresentação de produtos mostrando a versatilidade e gastronomia de suíno, realizado no formato de competição, com carcaças em um palco que vai possibilitar ao público assistir e depois interagir com os participantes, ao som de músicas que vão envolver as pessoas em um clima descontraído.

O ‘Pork Butcher Challenger’ é uma promoção conjunta dos organizadores da PorkExpo e do ‘The Real Butcher Group’, grupo criado pelo mestre açougueiro Alder Lopes, que faz um serviço de classificação de produtos, acompanhamento de produção e apoio para quem quer aprender sobre a profissão. Alder Lopes é reconhecido como um dos maiores ‘Rei das carnes nobres’ e aprendeu sobre cozinha vendo a mãe e trabalhando no açougue da família. Ele será o apresentador do desafio  da PorkExpo. “Passei a gostar de gastronomia e aproveitar as carnes por inteiro, de todos os animais, do focinho ao rabo. Nas festas de fim de ano, a gente se juntava para preparar um leitão, selecionado pelo meu pai e meus tios, que o preparavam no açougue com maestria”, lembra Alder. Ele cresceu em Sorocaba (SP) também inspirado por nomes históricos, como Marcos Bassi, da churrascaria paulistana Templo da Carne, paixão que incentivou Alder a criar o ‘The Real’. “O desafio é um grande motivador do meu trabalho. Oferecer o melhor produto e a melhor carne. Essa busca incansável é que me fez aceitar o convite da PorkExpo LATAM 2023. A mesma que me levou a ser açougueiro, chefe açougueiro, especialista em American BBQ e de maneira inédita participar de um dos maiores eventos profissionais do setor, o ‘World Butchers Challenge’, a Copa do Mundo dos açougueiros”, explica Alder.

A mesma motivação embala Flávia Roppa, Presidente do evento, que enfatiza a importância de mostrar a criatividade e o glamour que a carne suína merece. “Serão dois desafios saborosos, para encantar os amantes da boa gastronomia e fazer história no setor. Um momento nunca experimentado em congressos do Agronegócio do Brasil. Dezesseis horas seguidas de um campeonato internacional de profissionais açougueiros do mundo inteiro, um concurso épico, que vai apresentar dezenas de cortes de carne suína, demonstrações inovadoras e atraentes de pratos tradicionais de vários países, além das novidades preparadas pelos verdadeiros chefes da cozinha suína. Ao final, vai ser escolhido o corte do ano, com homenagem, troféu e a distinção para o vencedor: o ‘CORTE PORKEXPO LATAM 2023’, detalha Flávia Roppa.

A dinâmica do torneio inédito vai contar com 16 bandas suínas iguais e os cortes serão feitos na mesa, onde cada competidor levará seu display, com o tema que criou, e os equipamentos pessoais de corte, apresentação, higiene e limpeza. Serão 16 competidores em quatro baterias de quatro açougueiros cada. Serão duas baterias por dia, em dois dias de evento. Os açougueiros serão avaliados nas categorias Melhor Aproveitamento de Carcaças, Apresentação dos Cortes e Inovação, Melhor Produto Suíno e Melhor Salsicha. Os vencedores vão receber brindes, medalhas, troféus e um prêmio especial em dinheiro para o campeão e o segundo colocado. Eles ainda vão receber um selo para expor nos seus negócios, como um ‘Oscar’ de qualidade suína e uma placa de certificado para validar o estabelecimento. A decisão vai caber a uma banca de quatro juízes especialmente destacados. O Head Judge Flávio Saldanha, e os judges Elder Reis, Wellington e Daniela França Pinto.

E ainda tem mais. Um torneio surpreendente, envolvendo um prato que é uma paixão do brasileiro: a linguiça de porco. Uma banca de jurados reconhecidos e especializados em gastronomia vai eleger a ‘Melhor Linguiça de Carne Suína do Brasil’. As baterias de confronto serão transmitidas por meio de um telão, destacando as técnicas de todos os participantes. “A PorkExpo LATAM 2023 vai celebrar a qualidade, versatilidade e o sabor do nosso alimento maior”, afirma animada Flávia Roppa. “Morreremos aprendendo na cozinha. Nossa rotina é sempre muito desafiadora. E o evento ‘Pork Butcher Challenger’ será um dos grandes momentos marcantes da minha atividade”, concluiu Alder Lopes.

Fonte: AI

Publicidade