• tera, 16 de abril de 2024
  • Alguma nebulosidade - Atualizado: 02:42 - 16/04/2024 22°
www.feedis.com.br

Propriedade em Luziânia (GO) alcança eficiência na gestão e sanidade do rebanho com auxílio da tecnologia

A adoção do software Ideagri gera indicadores e análises avançadas para os controles zootécnico, administrativo e financeiro da fazenda leiteira

A Agropecuária Palma é referência em melhoramento genético das raças Gir, Gir Leiteiro, Girolando e Holandês. Fundada em 1964 em Luziânia (GO), a propriedade realiza o ciclo completo e, em 2023, já alcançou a média de 27 mil litros/dia produzidos com 950 vacas em lactação em dois sistemas de produção, free stall e pastejo rotacionado com pivô.

“Tudo o que os animais consomem, como milho, feno e soja, é produzido na própria fazenda. Vale destacar que nosso free stall foi instalado há mais de 25 anos, um projeto pioneiro naquela época e com o principal objetivo de tecnificar a produção”, explica a diretora da Agropecuária Palma, Weslliane Roriz Neuls. 

O pivô é um sistema de produção mais novo e foi instalado há oito anos na Agropecuária Palma. Segundo Weslliane, o modelo foi escolhido para manter o gado Girolando em um sistema tropical de alta tecnologia.

Weslliane atua na gestão da propriedade e é a terceira geração à frente do negócio. Para ela, ter um laticínio próprio, dentro da fazenda, agrega ainda mais valor para a matéria-prima produzida. 

O principal destino para os produtos próprios, que carregam a marca Palma, é Brasília (DF), além de outros mercados regionais e nacionais. São produzidos derivados lácteos, como manteiga, doce de leite, queijo tipo cottage, coalhada, creme de leite pasteurizado, queijo prato, queijo minas frescal, queijo minas padrão, ricota fresca e bebida láctea fermentada, além de uma linha destinada a quem possui intolerância à lactose.

Gestão: o sucesso da Agropecuária Palma

Para aprimorar a gestão da propriedade, a Agropecuária Palma conta com o apoio do software Ideagri, desenvolvido pela Rúmina, plataforma de soluções que tem o objetivo de simplificar a adoção de tecnologias pelos pecuaristas. O Ideagri é uma ferramenta simples e prática que gera indicadores e análises avançadas para os controles zootécnico, administrativo e financeiro nas fazendas de leite. O sistema, que é líder no mercado nacional, completa 16 anos em 2023, sendo o único a oferecer o RúmiScore, um benchmarking que promove uma análise comparativa dos melhores resultados e práticas estratégicas aplicadas nas propriedades.

“Com a adoção da ferramenta sentimos cada vez mais a necessidade de trabalhar com bons dados e, para isso, o primeiro passo foi a curadoria nos lançamentos no sistema. Essa etapa sempre foi feita com muita responsabilidade, afinal, direcionamos todo o nosso trabalho a partir disso. Assim, posso dizer com segurança, que hoje o Ideagri é fundamental e estratégico para nós”, declara a diretora.

Com a experiência proporcionada pelo Ideagri, a fazenda também desenvolveu o B.I.A (Business Impact Analysis), técnica focada na gestão de riscos e continuidade dos negócios de uma organização. “Sem o software da Rúmina esse grande passo não seria possível. Levamos essa questão tão a sério que atualmente delegamos uma pessoa da equipe apenas para a realizar os lançamentos. A entrega do Ideagri é bastante consistente, o que nos deixa seguros sobre quais rumos tomar em diversos momentos”, pontua Weslliane.

Redução de custos e aumento da produtividade

Questionada sobre os desafios atuais do mercado de leite, Weslliane acredita que eles partem da porteira para dentro, com foco na redução de custos e no aumento da produtividade. 

Sobre custos, o médico-veterinário da Agropecuária Palma, Danilo Queiroz Cassimiro, destaca a importância do uso da cultura microbiológica na fazenda para detectar quais patógenos são responsáveis pelas causas da mastite, uma das principais doenças que atingem o gado leiteiro. Essa identificação é feita por meio da OnFarm, solução da Rúmina que permite a identificação da causa da mastite em 24 horas. 

“Com o uso da OnFarm conseguimos reduzir custos com antibióticos e descarte de leite, uma vez que a maioria dos casos não necessitam de tratamento. E, quando o animal precisa ser tratado, conseguimos direcionar o tratamento de forma mais certeira”, explica o veterinário.

Weslliane frisa que a produção de leite não tem mistério: é produzir bem e reduzir custos. “Por meio das soluções da Rúmina, tanto Ideagri como OnFarm, a Agropecuária Palma tem conseguido atingir, dia após dia, uma produção eficiente, sustentável e com foco na pecuária do futuro”, salienta a diretora da Agropecuária Palma.

Sobre a Rúmina

Rúmina é uma empresa de soluções digitais para a pecuária do Brasil. Engloba as marcas Ideagri, líder em sistema de suporte à tomada de decisão para pecuária de leite; OnFarm, solução para o controle da mastite e saúde do úbere; RúmiCorte, solução de tomada de decisão para pecuária de corte;  RúmiCash, fintech voltada à cadeia do leite; RúmiTank, tecnologia com base em sensores para monitoramento em tempo real do funcionamento do tanque de leite e o RúmiScore, o maior benchmarking de produtividade e sustentabilidade da pecuária de leite do Brasil.

A Rúmina oferece soluções digitais para apoiar os produtores de hoje a se tornarem os produtores do futuro: mais produtivos e sustentáveis através da melhor experiência para os produtores e empoderando técnicos veterinários, consultores e toda a cadeia de valor da pecuária.

Mais informações: www.rumina.com.br

Publicidade