• tera, 16 de abril de 2024
  • Alguma nebulosidade - Atualizado: 02:42 - 16/04/2024 22°
www.feedis.com.br

Sanidade pode ser decisiva para desenvolvimento de bezerras até a desmama

Com o protocolo "Bezerra Azul Leite", a Biogénesis Bagó tem ofertado aos produtores soluções tecnológicas que ajudam na prevenção e tratamento de enfermidades e sinais clínicos desde a gestação da vaca até o desmame das bezerras

Os cuidados na primeira fase da vida das bezerras são fundamentais para que elas cresçam fortes e saudáveis e expressem o seu pleno potencial genético, tornando-se as vacas do amanhã. Nesse sentido, investir em sanidade se torna um ponto crucial desde antes do nascimento desses animais. Um bom planejamento sanitário, amparado por soluções que contribuem para a prevenção e o tratamento de enfermidades e sinais clínicos, garante aos produtores ganhos de produtividade e a possibilidade de dobrar o peso das bezerras do nascimento até a desmama.

O Gerente de Produto & Trade da Biogénesis Bagó, Pedro Hespanha, explica que investir em prevenção e estar atento e pronto para promover tratamento adequado mediante sinais clínicos de enfermidades, como diarreia, pneumonia e tristeza parasitária, são de suma importância. Segundo ele, este plano inicia desde antes do parto das vacas e segue até o desmame das bezerras.

“O cuidado com as bezerras começa pelas vacas em um período muito crítico conhecido como ‘periparto’ que inicia 60 a 30 dias antes do parto e segue até 7 a 15 dias pós-parto. É nesta fase que recomendamos uma série de estratégias de suporte e proteção da vaca e das bezerras, que logo após o nascimento, se beneficiarão de um colostro de qualidade e repleto de imunoglobulinas capazes de fornecer a imunidade passiva necessária para sua proteção durante os primeiros 60 dias de vida. A partir dos 60 dias tem início outra fase importante, que é o programa de primovacinação, por meio do qual serão fornecidas vacinas que formarão a imunidade ativa da bezerra bem como os antiparasitários e suplementação injetável antioxidante de suporte para esta fase”. detalha Hespanha.

As soluções apontadas pelo gerente de Produto & Trade da Biogénesis Bagó fazem parte do protocolo “Bezerra Azul Leite”, que integra o conceito “Boi Azul”, que conecta os seis pilares da pecuária moderna – sanidade, genética, nutrição, sustentabilidade, gestão e bem-estar animal. Por meio desse pacote tecnológico, os produtores podem investir nas ferramentas necessárias para garantir o desenvolvimento adequado das bezerras, desde o nascimento até a desmama e não deixar nenhum evento sanitário prejudicar este período, destaca Hespanha.

“Um parâmetro prático é que uma bezerra precisa ganhar em média 12 quilos de peso vivo do nascimento até os primeiros 30 dias. Este será um ótimo indicador de que ela conseguirá a tão esperada dobra de peso do nascimento até a desmama. As recomendações do protocolo ‘Bezerra Azul Leite’ foram criadas com o intuito de não deixar que o pilar sanidade seja impeditivo para este desempenho”, frisa Hespanha.

Proteção completa

Como a sanidade das bezerras inicia desde o período da gestação da vaca, o gerente de Produto & Trade da Biogénesis Bagó enfatiza que o protocolo “Bezerra Azul Leite”, que conta com uma linha de 17 soluções direcionadas para a prevenção e o tratamento de enfermidades e sinais clínicos, tem auxiliado os produtores a garantirem o bom status sanitário para as bezerras leiteiras.

Os produtores e técnicos que quiserem mais informações sobre o Protocolo Bezerra Azul e demais soluções podem entrar em contato pelo 0800-701-0752 e/ou infobr@biogenesisbago.com.

Sobre a Biogénesis Bagó

A Biogénesis Bagó é uma empresa de biotecnologia especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de tecnologias para a saúde animal.  

Seu time é formado por uma equipe interdisciplinar altamente profissional de mais de 1.000 colaboradores em nível global, com gestão moderna, integrando 14 nacionalidades em sua matriz, filiais e representações comerciais.  

Suas fábricas têm uma capacidade de produção de 450 milhões de doses de vacinas para a prevenção de diversas doenças que afetam a saúde animal. 

A companhia possui mais de 100 produtos (vacina antiaftosa, vacina antirrábica felina, canina e bovina, outros Biológicos, Antiparasitários, Reprodutivos, Intramamários, Vitaminas e Minerais, Antibióticos e Desinfetantes) e quase 1.000 registros de comercialização que chegam a mais de 60 países nas Américas, Europa, Oriente Médio, África, Ásia e Oceania. 

Publicidade