• quinta, 18 de julho de 2024
  • Céu limpo - Atualizado: 22:15 - 17/07/2024 24°
www.feedis.com.br

Simpósio em Cascavel (PR) aborda minimização de desperdícios no abate e processamento de suínos

Adilor Bussolo será um dos palestrantes do painel dedicado aos suínos

Nos dias 19 e 20 de junho, a cidade de paranaense de Cascavel sediará o “Simpósio de Otimização do Abate e Processamento de Aves e Suínos”, parte do projeto "FACTA na Estrada", no auditório do Show Rural Coopavel. O evento abordará a identificação e a minimização de desperdícios no processamento de suínos, destacando a importância da automação e análise de dados para melhorar a eficiência e reduzir perdas em toda a cadeia produtiva.

“Durante o processo de abate e processamento de suínos, diversas fontes de desperdício serão identificadas, começando no recebimento dos animais, que podem apresentar problemas oriundos do campo, até o momento da embalagem, onde ocorre o ‘give weight’. Todo o processo exige atenção minuciosa em cada etapa, por isso, controlar a carne gerada por tipo de corte é fundamental para entender as causas do desperdício e implementar ações de redução efetivas”, explica o diretor Industrial da Pamplona Alimentos e palestrante do Simpósio, Adilor Bussolo, que ministrará a palestra “Como reduzir desperdícios no processo de abate e processamento de suínos”, no dia 20 de junho, às 14h30.

Ainda de acordo com Bussolo, a adoção de práticas e tecnologias avançadas têm impacto significativo na redução de desperdícios. A automação, como a melhoria no corte da carcaça ou na abertura do peito, tem demonstrado maior eficiência comparada ao trabalho manual. Isso destaca a necessidade de constante busca por novas tecnologias, mesmo que inicialmente pareçam financeiramente desvantajosas. Na ausência de automação, é crucial o controle rigoroso de cada etapa do abate e evisceração, bem como a interação entre fábrica e campo para evitar condenações de carcaças devido a problemas não resolvidos na origem.

O palestrante acrescenta, ainda, que a análise de dados e o monitoramento contínuo são essenciais para a redução de desperdícios no processamento de suínos. A padronização e correta implantação de processos, juntamente com verificações regulares, continuam sendo ferramentas vitais para alcançar resultados superiores. Nos últimos anos, a automação tem se expandido significativamente em termos de número e eficácia. “No entanto, muitos processos ainda dependem da habilidade humana. A gestão de processos baseada em indicadores é a principal ferramenta para lidar com a complexidade do processamento de suínos, visando produzir produtos padronizados que atendam às exigências do mercado. Controlar os volumes de carne produzida por meio do rendimento da carcaça é fundamental para gerenciar um processo com tantas interfaces e variáveis”, destaca o palestrante.

Projeto “FACTA na Estrada”

O Simpósio em Cascavel integra a programação do projeto "FACTA na Estrada", que já contou com evento em Maringá sobre manejo e sanidade, e Uberlândia que foi realizado em maio sobre incubação. No segundo semestre, estão agendados eventos em Chapecó, com foco em matrizes e imunossupressão em aves. “Essa iniciativa reflete o compromisso contínuo da FACTA em disseminar conhecimento e promover a excelência no setor avícola e suinícola em todo o Brasil”, finaliza o presidente da FACTA, Ariel Mendes.

Confira a programação completa em: https://eventos.facta.org.br/2024-simposio-otimizacao-do-abate-e-processamento-de-aves-e-suinos/

Serviço

Simpósio de Otimização do Abate e Processamento de Aves e Suínos

Data: 19 e 20 de junho de 2024

Local: Auditório do ShowRural da Coopavel, localizado na Rod BR 277 KM 577, Cascavel (PR)

Programação completa: https://eventos.facta.org.br/2024-simposio-otimizacao-do-abate-e-processamento-de-aves-e-suinos/

Inscrições: https://eventos.facta.org.br/2024-simposio-otimizacao-do-abate-e-processamento-de-aves-e-suinos/inscreva-s

Sobre a FACTA

A Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas - FACTA - é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 10 de agosto de 1989, que incorpora e amplia atividades técnicas e científicas. Tendo como foco o fomento e a difusão de conhecimento e tecnologias aplicáveis à avicultura.

Para mais informações acesse: www.facta.org.br

Publicidade