• sbado, 13 de abril de 2024
  • Muitas nuvens - Atualizado: 09:16 - 13/04/2024 20°
www.feedis.com.br

Sistema creep-feeding promove aumento da produtividade na bovinocultura de corte

Ação se destaca pelo fornecimento de suplemento proteico energético para complementar a alimentação do bezerro em regime de pastagem

O creep-feeding é um método de alimentação por influência que proporciona o aumento no ganho de peso dos bezerros em fase de amamentação e pode elevar a produtividade na bovinocultura de corte, sendo uma técnica efetiva também para otimizar os custos nas fazendas brasileiras.

Segundo a Responsável Técnica da Minerthal, Letícia Santos, na pecuária de corte moderna, a taxa de desmama e o desempenho do bezerro desmamado estão ligados diretamente à eficiência da nutrição. “Uma matriz em lactação pode fornecer apenas parte dos nutrientes que um bezerro precisa para maximizar seu crescimento. Dependendo da disponibilidade e da qualidade, a forragem pode não ser capaz de entregar o restante dos nutrientes que o animal necessita. Esta suplementação destina-se a compensar a quantidade insuficiente de leite produzida pela mãe, principalmente a partir do terceiro mês pós-parto, ou durante períodos desfavoráveis do ano em que há escassez de alimento.”

De acordo com estudo desenvolvido pela Minerthal, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Fazenda Mater (Santa Rita do Pardo/MS), o fornecimento de suplementos por meio do sistema de creep-feeding proporciona resultados positivos no peso dos bezerros desmamados, sendo 21,5 kg a mais no peso médio do lote na época de desmame dos machos.

De maneira geral, os objetivos a serem alcançados ao aderir ao creep-feendig são: desmamar bezerros mais pesados; produzir bezerros de melhor condição corporal; acelerar o ciclo pecuário; melhorar algumas características de carcaça; antecipação da idade do primeiro parto para fêmeas e abate para os machos – garantindo redução dos custos com tempo de permanência do animal na propriedade e proporcionando um giro rápido do capital investido; e, principalmente, bezerros mais sadios.

Solução Minerthal para o creep-feeding

Normalmente, o suplemento proteico energético fornecido a bezerros apresenta farelos como fonte de proteína e energia, minerais, vitaminas e aditivos que evitem a ocorrência de distúrbios metabólicos e probióticos.

Um dos entraves para adesão ao creep-feeding é o consumo pelos bezerros e, por este motivo, o uso de farelos de melhor aceitabilidade pelos animais pode ser uma alternativa para estimular o consumo. Além disso, a utilização de produtos como os da linha MinerBlock®, com adição do melaço de cana-de-açúcar e adoçante, conferem maior atratividade do produto pelos bezerros.

A Minerthal possui diferentes soluções para o pecuarista que pretende investir no creep-feeding, desde o núcleo para confecção da ração na propriedade até o produto pronto para uso farelado ou em formato compacto da linha MinerBlock®. O produto MinerBlock® Creep vem se destacando pela facilidade de manejo, mão-de-obra e reposição, conferindo maior versatilidade.

“Ao pensar em aderir a esse sistema, o pecuarista precisa se atentar a dois fatos importantes: estar prevenido quanto à nutrição do bezerro após o creep-feeding, permanecendo em estratégia de suplementação para continuar acelerando o desenvolvimento do animal. Além disso, é necessário manter o investimento em infraestrutura, que precisa ser calculado para garantir a programação correta do capital investido”, alerta Letícia.

“De forma geral, o creep-feeding é uma excelente alternativa que pode ser estudada em cada propriedade com metas de desempenho estabelecidas que procurem melhorar seus resultados tanto de desempenho quanto financeiro”, conclui.

Publicidade