• quinta, 18 de julho de 2024
  • Céu limpo - Atualizado: 01:30 - 18/07/2024 19°
www.feedis.com.br

Suplementação em bloco no sistema creep-feeding melhora eficiência reprodutiva do rebanho

Uso de MinerBlock® Creep traz ganhos produtivos e financeiros para as fazendas, segundo estudo

Como os índices zootécnicos médios na categoria de cria no Brasil não são ideais, os pecuaristas buscam cada vez mais a eficiência tanto nos índices reprodutivos das matrizes quanto nos resultados de desempenho dos bezerros desmamados. Para atingir este objetivo, a suplementação na fase do aleitamento é uma ferramenta para melhores resultados na fazenda.

De acordo com a Responsável Técnica da Minerthal, Letícia de Souza Santos, o fornecimento de suplementos por meio do sistema de creep-feeding proporciona resultados positivos no peso dos bezerros desmamados. “Após a realização de testes, isso se comprova por 21,5 kg a mais no peso médio do lote na época de desmame dos machos”.

Esse foi um tema de estudos desenvolvidos pela Minerthal, realizados em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Fazenda Mater (Santa Rita do Pardo/MS). Esse experimento vem para firmar a hipótese de que bezerras suplementadas com MinerBlock® Creep dos 70 dias após o nascimento até 220 dias (período de desmame) apresentariam melhor eficiência reprodutiva e desempenho produtivo frente às bezerras que não foram suplementadas com creep-feeding.

Esta pesquisa, intitulada “Impriting metabólico em bezerras Nelores tratadas com creep-feeding: Impactos no desempenho produtivo, eficiência reprodutiva e perfil metabólico”, foi conduzido pela doutoranda Bruna Lima Chechin Catussi e apresentado em agosto de 2022 na reunião anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões, recebendo o prêmio de melhor trabalho científico do evento.

“O estudo foi conduzido com base no conceito de ‘impriting metabólico’, ou seja, como a nutrição durante os estágios iniciais da vida do bezerro pode alterar permanentemente o seu desenvolvimento e desempenho”, explica a Responsável Técnica.

Para este experimento, foram utilizadas 330 bezerras Nelore, animais da estação de parição 2020, com peso médio de 113,5 kg no início da suplementação aos 70 dias após o nascimento, provenientes de matrizes primíparas suplementadas com a solução MinerBlock® Cria MD. Os animais foram divididos em dois grupos: um deles sem suplementação no sistema creep-feeding e o outro com suplementação em blocos no mesmo sistema.

Segundo Letícia de Souza Santos, dois elementos favorecem o consumo no MinerBlock® Creep, da Minerthal, principalmente na época do desmame, contribuindo para a transição dessa etapa com redução do estresse. “A presença de melaço e palatabilizante estimulam os animais a ingerirem o suplemento. Pudemos perceber que o desafio de promover o consumo pelos bezerros que estão na fase de aleitamento foi solucionado com o fornecimento do MinerBlock®”.

Os resultados de ultrassonografia de carcaça também comprovam o maior ganho de peso à desmama e tendem a serem correlacionados a melhores índices reprodutivos. A explicação para essa tendência vem do fato de que a espessura de gordura subcutânea reflete a reserva de energia do bovino, indicando melhor status de condição corporal.

O principal resultado encontrado no experimento é a taxa de prenhez, pois, embora não tenha apresentado diferença em peso vivo, escore de condição corporal, espessura de gordura subcutânea, diâmetro maior folículo, e diâmetro uterino nas novilhas aos 360 dias de idade, o índice foi maior para o grupo com o suplemento Creep. “Apenas a mudança da suplementação na fase de aleitamento, sem distinção na fase de recria, proporcionou aumento na taxa de prenhez 1ª IATF, e na prenhez acumulada, que é o total de fêmeas que confirmaram prenhez na 1ª e 2ª IATF”, detalha a profissional.

A justificativa para o maior índice reprodutivo é explicada por uma nova tecnologia baseada na análise de metabólitos, como açúcares, nucleotídeos, aminoácidos e lipídeos, demonstrando o que realmente ocorre no metabolismo animal. Juntamente com a genética do animal, isso tem influência fisiológica e ambiental.

“O MinerBlock® Creep, como técnica de suplementação em bloco, proporciona menor desperdício de produtos por ações da natureza e otimiza a mão de obra na fazenda, já que o fornecimento do produto não precisa ser diário, podendo ser espaçado de 4 em 4 dias ou até semanalmente. Então, cientificamente e financeiramente comprovamos a eficácia da suplementação de bezerros em fase de aleitamento com este suplemento”, conclui.

Fonte: Assessoria

Publicidade