• tera, 23 de abril de 2024
  • Sol - Atualizado: 21:00 - 23/04/2024 29°
www.feedis.com.br

Suplementação proteico-energética é ferramenta essencial no equilíbrio de proteína e nutrientes para o animal a pasto

No período das chuvas, o objetivo da suplementação é alcançar ganho de peso acima do potencial das pastagens

O plano de alimentação dos animais a pasto deve ser desenvolvido com cautela pelo pecuarista, para garantir o fornecimento dos nutrientes necessários, com o objetivo de atingir um nível de produção viável economicamente durante todo o ano – tanto no período seco como em épocas chuvosas.

A médica-veterinária e Coordenadora de Produtos da Connan, Júlia Marques, destaca que, para a produção de bovinos de corte, a fonte mais barata de alimentação é a pastagem. “E, neste sentido, existe uma variação sazonal da produção e qualidade das forragens, causada pelas características climáticas do Brasil”, explica.

O período das águas, como são conhecidos os meses do ano que concentram o maior volume de chuvas em boa parte do país, é também a época em que a produtividade e qualidade das forragens aumentam, assim como a capacidade de fornecer os nutrientes para o desempenho satisfatório dos animais.

“Dessa forma, o objetivo da suplementação nas chuvas é alcançar um ganho de peso acima do potencial das pastagens, que pode garantir uma média de 500 g/animal/dia”, afirma Júlia. “No período das chuvas, a suplementação proteico-energética auxilia no desenvolvimento de um ótimo equilíbrio de energia e proteína para o animal, melhorando o seu desempenho”, completa.

Para a coordenadora, a suplementação proteico-energética é vantajosa quando o manejo da pastagem busca aumentar a qualidade nutricional e estrutural da forragem para proporcionar teores de proteína bruta acima de 11%.

“Em alguns casos, principalmente em pastagens degradadas e em solos de baixa fertilidade, a suplementação mineral proteico-energética nas chuvas acrescenta maiores ganhos de produtividade, melhorando o equilíbrio entre energia e proteína que o animal consome, resultando num efeito positivo sobre o desempenho animal”, garante a Coordenadora de Produtos.

Portfólio Connan atende as necessidades nutricionais no período das chuvas

O Connan Master 300 e Connan Master 500 atendem as necessidades nutricionais durante o período das chuvas nas fases de recria e engorda. A utilização desses produtos permite aumentar a eficiência de conversão das pastagens, melhora o ganho de peso dos animais e encurta os ciclos de crescimento e engorda dos bovinos.

Para as propriedades que realizam confinamento, a suplementação também permite um abate mais precoce, com redução nos custos do confinamento e aumento na rentabilidade da fazenda.

Fonte: Assessoria

Publicidade